segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contestar não resolve, mas alivia!!!


O motivo pelo qual se imigra nunca é "um simples" querer.

Os resultados do Mipex para o nosso país deixaram-me agradavelmente surpreendida... em parte, compreendo quando se diz que não somos assim tão miseráveis e também sei que muita da pobreza que existe é por falta de orientação das famílias, por falta de conhecimento de valores e isso é irremediavelmente um factor social que passa de geração em geração. Como é que se ajuda quem não quer ser ajudado? – Porquê alimentar situações que caem em saco roto? São situações muito difíceis de gerir e não há politicas perfeitas.

Neste aspecto considero que a escola tem um papel fundamental, senão o principal e é aqui que contesto , neste sector temos, de facto, o pior que existe comparativamente a muitos outros países, não somos os piores, mas estamos muito aquém dos melhores. Estamos em fase de mudança, certo! A mudança nunca é fácil, certo! Mas não estamos a agir de forma politicamente correcta.

Os resultados do mipex revelam a nossa preocupação e aí sim, somos bons, somos um povo solidário, acolhedor, preocupado e sendo um pais pequenino torna-se mais fácil obter determinados resultados, como referem, o caso dos Estados Unidos.

Estamos perante duas situações controversas, não gosto de deitar abaixo o meu país, mas confesso que não sinto confiança na politica que temos, não consigo compreender como o nosso povo negligencia tanta falta de coerência em determinados sectores que poderiam, sem duvida, gerar melhores resultados se fossem geridos de outra forma. Os lobbies são, irremediavelmente o grande senão da sociedade actual e a globalização vem acentua-los cada vez mais...

Estamos irremediavelmente conformados?

Helena Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário